quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Emissão de visto americano cresceu em 2011


Tirar visto para entrar nos Estados Unidos já foi uma tarefa complicada, principalmente quando estava em alta a imigração ilegal. Hoje, a burocracia ainda continua, mas, por conta da persistente crise econômica que assola as terras do tio Sam, obter o documento de permissão de entrada no país está muito mais fácil.

Em 2011, segundo o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, o país emitiu quase um milhão de vistos para brasileiros – representando um aumento de 57% sobre o volume de 2010. Só no último trimestre do ano passado, os EUA receberam 820 mil solicitações para emissão do documento. O crescimento estimado para 2012 é de 30%.

Ajuda econômica

Alexandre Freitas, economista e mestre em relações internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), conta que o aumento de emissões de visto americano é facilmente explicado pelas graves consequências da crise econômica iniciada em 2008. “Hoje, é interessante para os EUA receber turistas estrangeiros, principalmente de países como o Brasil, que tem apresentado uma economia estável, com crescente poder de consumo dos cidadãos”, diz.

Segundo o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, o Brasil é o quinto país que mais envia visitantes aos EUA. Em 2010, mais de 1,2 milhão de brasileiros visitaram as terras americanas e foram os que mais gastaram, deixando por lá um montante de US$ 6 bilhões.

Na análise de Freitas, todo saem ganhando. “O brasileiro, impulsionado pela baixa do dólar,  tem a possibilidade de viajar mais e consumir mais. Os EUA – que hoje não têm mais medo da imigração ilegal por saber que não é mais tão atrativo para estrangeiros de países emergentes – liberam os vistos, alimentam a indústria do turismo no país e acabam faturando com o consumo exagerado dos turistas”, explica.

O Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo estima que, em 2016, o número de visitantes brasileiros nos EUA chegará a 2,8 milhões.

Novas facilidades

Algumas medidas estão sendo tomadas para que sejam emitidos ainda mais vistos americanos no Brasil. Algumas delas são a disponibilização de cerca de 50 funcionários temporários em embaixadas e consulados, a fim de reduzir o tempo de espera para entrevistas consulares; e a criação de novos postos de auxilio, para oferecer serviços de recolhimento de impressões digitais, esclarecimento de dúvidas e fotos necessárias para o visto, por exemplo.

Até abril, de acordo com o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, serão realizados mutirões na embaixada e nos consulados de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife para atender à crescente demanda por vistos.


Quer tirar visto americano, saiba como tirar visto americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Agradecemos sua visita!