terça-feira, 24 de abril de 2012

Fim de visto americano para brasileiros vai demorar


Apesar das muitas notícias sobre disposição do governo dos Estados Unidos em facilitar a entrada de brasileiros no país, a não exigência de vistos é uma discussão cujos resultados só devem aparecer em um futuro muito distante. A opinião é do cônsul geral em exercício dos Estados Unidos em São Paulo, William Popp.

O cônsul destacou outras medidas mais pontuais que vêm sendo adotadas por Washington neste sentido, como a abertura, em 7 de maio, dos centros de atendimentos em São Paulo (2), Rio de Janeiro (1), Recife (1), Belo Horizonte (1) e Porto Alegre (1). "Nos vamos começar com uma página na Internet para agendar os pedidos de vistos a partir da segunda-feira (30)", afirmou o cônsul. Para ele, os postos vão agilizar os procedimento para quem está pedindo visto americano.

"Esses postos começam a funcionar agora e devem reduzir o tempo de espera para as entrevistas para vistos de turismo de cerca de 35 para menos de 20 dias e de três para menos de uma hora e meia o prazo de espera no consulado para a entrevista", observou Popp.

Os dois novos consulados para Porto Alegre e Belo Horizonte, anunciados recentemente em Brasília pela secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, só devem entrar em operação em 2014.

De acordo com o cônsul, as medidas estão sendo adotadas em resposta ao maior número de pedidos por visto americano na esteira do crescimento econômico no Brasil. "Também porque depois da crise mundial os EUA começaram a se abrir mais para o turista, não só do Brasil, mas de todo o mundo", explicou Popp. Segundo ele, o governo americano vê vantagens econômicas e potenciais trocas na área educacional. Os últimos dados disponíveis, de 2010, mostram que a média de gastos dos brasileiros nos Estados Unidos estava em US$ 5 mil. O cônsul participou nesta terça-feira, na Câmara Americana de Comércio de São Paulo (Amcham), do 'Seminário Oportunidades nas Relações Comerciais do Brasil Frente à Nova Configuração dos Blocos Econômicos Mundiais'.

Saiba mais sobre como tirar visto americano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Agradecemos sua visita!