sexta-feira, 20 de abril de 2012

Visto Americano: mudança no processo de solicitação de visto americano a partir de 30 de abril

Novos centros de atendimento em capitais brasileiras simplificam o processo de solicitação de visto americano.

A partir de 30 de abril de 2012, a Missão Diplomática dos Estados Unidos mudará o processo de solicitação de visto americano no Brasil.

No dia 7 de maio de 2012, serão abertos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto Americano em Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Esses centros coletarão os dados biométricos de solicitantes antes do comparecimento a um dos consulados em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife e da embaixada dos EUA em Brasília. O novo sistema será mais barato e os centros funcionarão em horário flexível no dias úteis e abrirão inclusive aos domingos. A expectativa é que esses centros reforçarão o compromisso de atender à crescente demanda por vistos, ou seja, reduzir o tempo de espera e tornar o processo mais conveniente para os solicitantes.

Atualmente, cada solicitante paga 38,00 reais para o agendamento da entrevista, 160,00 dólares pela taxa de solicitação de visto (MRV) e um valor aproximado de 40,00 reais pelo serviço de entrega do passaporte com o visto. Após 30 de abril, o solicitante pagará uma taxa única de 160,00 dólares que incluirá o agendamento da entrevista, taxa de solicitação de visto (MRV) e a entrega do passaporte.

O que muda a partir de 30 de abril para a solicitação de visto americano?

  1. Preencher o formulário DS-160;
  2. Pagar a taxa de solicitação de visto de 160,00 dólares (taxa única). Não haverá mais uma taxa separada para agendamento ou para envio do passaporte.
  3. Agendar a entrevista;
  4. Comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto), levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160. Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Os mesmos ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5x7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento.
  5. Comparecer à entrevista, se for solicitado, na embaixada ou em um dos consulados. Solicitantes deverão apresentar o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160.
  6. Solicitantes qualificados ao visto poderão receber o passaporte com visto em domicílio ou em local pré-escolhido.

Até a entrada em vigor do novo sistema, 30 de abril de 2012, os solicitantes deverão continuar usando o processo existente para marcar entrevistas.

Saiba mais sobre como tirar visto americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Agradecemos sua visita!