terça-feira, 27 de março de 2012

EUA diz que vai facilitar passagem de brasileiros pela alfândega

A diplomacia dos EUA anunciou nesta segunda-feira a intenção de incluir o Brasil em um projeto-piloto que visa facilitar a passagem pela alfândega norte-americana de cidadãos brasileiros que viajam regularmente aos país.

Chamado Global Entry, o programa está disponível para cidadãos norte-americanos, holandeses e mexicanos, mas sua aprovação ainda depende do governo brasileiro.

Ele vai permitir que trabalhadores que viajam regularmente aos EUA, como pilotos de empresas aéreas, jornalistas e empresários, evitem a fila de controle de passaportes.

Caso seja aprovado, o viajante ganhará uma carteirinha do programa. Ao chegar no aeroporto de destino, deve passar por um guichê digital que emite um recibo que o libera para pegar a bagagem.

Para se cadastrar, o viajante deverá pagar uma taxa de 100 dólares ao governo americano e esperar por uma resposta. O projeto inicialmente não irá contemplar viagens a turismo.

Os usuários passarão por uma checagem rigorosa de dados, segundo o consulado. A taxa não será devolvida caso a resposta seja negativa.

Aprovado, o interessado pode agendar uma entrevista presencial, que será feita inicialmente nos EUA, segundo o Consulado Americano em São Paulo. A medida é mais uma que visa facilitar a entrada de brasileiros no país.

Saiba mais sobre como tirar visto americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Agradecemos sua visita!